segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ladurée - Macarons Sofisticados

Todos os dias, um aroma envolvente e adocicado faz com que milhares de pessoas sejam atraídas para as boutiques Ladurée em todo o mundo. As fornadas de macarons, bolos confeitados, chocolates refinados e delicadas pâtisseries tomam conta das vitrines e parecem enfeitiçar os sentidos com suas cores, perfumes e sabores irresistivelmente sofisticados.
A história da Ladurée, que comemora 150 anos de existência, está intimamente ligada às tradições da família de seu fundador Louis-Ernest Ladurée, um escritor eclético, que teve mais de 2.000 livros publicados, além de peças de teatro, novelas, ensaios, poesias e literatura científica e histórica. Louis-Ernest era também um ativista político, crítico da intolerância e dos dogmas religiosos, e se envolveu em diversos movimentos na Paris do final do século XIX. Seu perfil revolucionário surpreendeu a comunidade quando, em 1862, ele abriu uma discreta padaria na Rue Royale, o primeiro endereço da Ladurée em Paris.
Durante o levante comunista de 1871, a padaria foi incendiada e em seu lugar, Louis-Ernest construiu uma das primeiras docerias da França. A decoração ficou a cargo do pintor Jules Chéret, que desenhou anjos e querubins bochechudos vestidos como doceiros no teto da boutique, o que mais tarde se tornaria o símbolo da Ladurée. Chandeliers em cristal, paredes espelhadas e cortinas de veludo compõem o décor, que reflete os anos dourados da Cidade-Luz.
A partir de 1930, sob o comando do neto de Louis-Ernest, Pierre Desfontaines, a confeitaria ganhou notoriedade, ao criar um docinho que se tornaria sua marca registrada ao longo dos anos: o macaron. Na verdade, a receita original do biscoito foi trazida da Itália pela rainha Caterina de Médici, mas foi o chef pâtissier Pierre quem teve a ideia de adequar os ingredientes, de forma a torná-los mais leves, e de unir duas unidades com um delicioso ganache cremoso, o segredo para os macarons Ladurée.


Os docinhos fizeram tanto sucesso entre as senhoras da aristocracia francesa, que Pierre decidiu abrir um salão de chá, para que as mulheres pudessem frequentar enquanto degustavam os exclusivos macarons Ladurée e outras pâtisseries preparadas pela maison, o que não era então permitido nos cafés da época, local exclusivo dos senhores da alta sociedade.
Todos os produtos Ladurée são fantásticos, mas as reais estrelas da confeitaria parisiense são os macarons. Que são feitos à base de farinha de amêndoas e ovos... são leves, crocantes e deliciosos. Disponíveis em mais de 30 sabores, que variam desde os mais tradicionais, como baunilha, chocolate e pistache, até os mais extravagantes, como caramelo de Fleur de Sel,( Meus preferidos são São os de alcaçuz, limão-siciliano Morango e café, além dos de pistache e chocolate ao leite, acho que AMO TODOS)  os macarons se tornaram famosos a ponto de serem considerados verdadeiros clássicos franceses.
Atualmente, diversas confeitarias produzem e comercializam macarons, mas nada se compara aos docinhos da Ladurée. Além da impressionante apresentação, eles simplesmente derretem na boca, revelando a intensidade de seu recheio cremoso, que inebria o paladar e entorpece os sentidos.
Entre as variações mais consagradas estão os macarons de frutas sazonais, que estão disponíveis em edição limitada em determinadas épocas do ano, além dos revestidos por crispies e castanhas, finamente decorados pelo selo Ladurée. Há ainda o Giant Macaron, onde os biscoitos têm maior diâmetro e são recheados por frutas vermelhas e chantilly, uma perdição!
Sob o domínio familiar, a Ladurée Paris manteve seu único endereço na Rue Royale até o ano de 1993, quando o Groupe Holder assumiu o controle das operações e iniciou um plano de expansão mundial, inaugurando outros três endereços em Paris o mais luxuoso deles na Avenue des Champs-Élysées – Essa é a minha preferida, além de boutiques em Londres, Mônaco, Suíça, Japão, Estados Unidos e no mundo árabe. Recentemente, duas novas inaugurações tomaram conta da mídia, especialmente a abertura da primeira loja em território brasileiro, no novíssimo shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Cada um sai por R$ 9,00.
Sugestão: As caixinhas com 5 unidades são perfeitas.....



Eu particularmente AMO os Macarons Ladurée - Charme e Sofisticação
Beijosss
Lú Casagrande